Plantão Diário

Sejam todos bem-vindos ao Plantão Diário, o Blog que é a voz do povo!

Quem sou eu

Minha foto
Torne-se meu amigo ao invés de tentar me desvendar por uma página na internet.

sábado, 2 de agosto de 2008

"...Conversa com o autor do livro 'Como o Brasil Ficou Assim?' Enrique Peregalli..."


A delimitação de fronteiras foi um movimento complexo e de difícil compreensão, pensando nisso, o Plantão Diário coloca pra você logo abaixo, a entrevista com o autor do Livro "Como o Brasil Ficou Assim?", Enrique Peregalli, para tentar deixar as coisas mais claras possíveis aos leitores.


(livro) - 1. A questão territorial é tema bastante estudado, sendo inclusive objeto de propaganda oficial. Por que incluí-la dentro de uma coleção de História Popular?


(Enrique) - Entre todas os temas históricos, a questãodas fronteiras é certamente mais citada, e pecebe-se que a ausência de povo é constante. Não estou querendo colocar o povo onde não existe povo; estou dizendo que se os historiadores não colocam o povo nesta história, pelo menos deveriam explicar sua ausência. E quando me refiro a povo, falo daqueles que atravesaram as fronteiras para trabalhar em áreas não brasileiras, como foi o caso dos seringueiros, escapando das secas e da miséria do Norte-Nordeste. Deve-se explicar o que faziam estes pioneiros longe de casa, por que abandonaram o Brasil para provocar áreas não nacionais.


2. O tema é bastante complexo, principalmente porque abrange toda nossa história e alguns estudiosos afirmam que o processo ainda continua. O que existe de comum entre a expansão colonial no Brasil meridional e a integração do Acre, já no período republicano?


Internacionalmente, a Inglaterra do séc. XVIII foi hegemônica como potência mundial, enquanto que no séc. XIX teve que compartilhar esta hegemonia, fundamentalmente com os EUA e a Alemanha. Não é necessário lembraras diferenças entre o Brasil colônia e Brasil república. Regionalmente, a indústria do charque era destinada ao mercado interno, enquanto a borracha seguia o caminho do exterior. A história não se repete, mas o povo permanece. É isto que dá unidade ao trabalho: a luta cotidiana pela sobrevivência do gaúcho e do serginueiro, sua exploração pelas oligarquias regionais como mão-de-obra barata, sendo utilizados como bucha de canhão para incorporar novas terras, porque em verdade, eles não beneficiaram em nada com a integração de novos territórios.


3. Pode-se dizer que houve uma participação popular na expansão das nossa fronteiras? De que forma se deu?


A expansão territorial não foi um movimento planejado globalmente pelo Estado. O Estado se aproveitou do deslocamento para incorporar novas terras, que foram entregues a oligarquias regionais para que se mantivessem fiéis ao governo central. E se permitem, eu daria que foram as péssimas condições de vida que levaram o povo a "tentar a sorte" do outro lado da fronteira.


A entrevista foi retirada do livro "História Popular 'Como o Brasil Ficou Assim?'", uma ótima opção de leitura, o livro é bem esclarecedor.

Um comentário:

Pequena grande disse...

ora essa postagem é bem a cara de Érico:
complicada
grande de ler
complexa e
bem argumentada.

Boa escolha Érico...