Plantão Diário

Sejam todos bem-vindos ao Plantão Diário, o Blog que é a voz do povo!

Quem sou eu

Minha foto
Torne-se meu amigo ao invés de tentar me desvendar por uma página na internet.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

"...Igualdade?..."


Os olhos casatanhos percorriam com visível asco o corpo trêmul, capturavam os detalhes mais horríveis com total indiferença. A pele aderia aos ossos como se não ouvesse carne ou gordura enntre eles, o tórax nu sacudia-seem soluços desesperados, o corpo pequeno encolhia-se como se buscasse proteção, conforto, carinho, atenção. Parou nu sinal, o homem forte desferiu contra o corpo magro outro golpe, que o fez encolher-se ainda mais, molhando com lágrimas as calças imundas. Indiferente, o outro garoto continuou a observar o pobre, agora se fixando nas costeletas maculadas.Não esboçava um gesto, uma palavra em defesa do outro. Defesa? Cidadania?

-Está vendo? Se fizesse o serviço direito, não estaria apanhando! - o homem gritava. Liberdade?

O garoto bem vestido permaneceu dentro do veículo, sem desviar por um segundo os olhos da cena. O pai abriu a porta, perguntando o que ele queria do supermercado e o enchendo de mimos e aparicos. Igualdade?

E no final, o corpo escanifrado jogado no chão, jogado ao chão como lixo, um lixo que as pessoas olhavam, ora com pena, oracom nojo. "Oh, pobrezinho!", "Oh, coitado!que será que aconteceu?". E então voltavam a andar, ignorando os acontecimentos. Fraernidade? Justiça? Auxílio?

Tiago Sandroni Porrino - 14 anos - Cotia (SP)


Seriam as pessoas o que elas dizem ser, seria a sociedade o que ela se coloca ser? O que fazemos nesse mundo, será que tem espaço para todos? São perguntas literalmente retóricas, e talvez, nunca conseguiremos respondê-las!

Desvendar atitudes faz partes dos mistérios "racionais" do homem, somos que tipos de seres?

2 comentários:

Pequena grande disse...

é realmente qnd agente se pergunta cadê a igualdade? Cadê a igualdade tão sonhada e tão colocada em pedestal? Cadê essa igualdade? Eu estou a procura dela, pois nesse mundo injusto, vivemos como ratos, escondidos da luta, com medo de sermos pisados, mas se nós não agirmos, ninguém agirá por nós...

Jéssica Danuza G. Cruz disse...

Adorei o texto!
Ta ai o filho do silvio santos e rei das cronicas :p
Beijo